Esse tipo de tratamento se faz necessário quando a pessoa já não consegue responder por seus atos A dependência química é uma condição física e, também, psicológica causada pelo consumo de substâncias psicoativas, conhecidas como drogas. Por causa de sua constante utilização o corpo torna-se cada vez mais dependente, tendo como consequência sintomas que afetam o sistema nervoso.
Quando a pessoa deixa de consumir essa substância, tem a sensação de como se fosse uma ressaca e a vontade de ter mais dela em seus corpo. Ou seja, essa sensação é considerada um dos principais motivos que impedem o abandono das drogas dos dependentes. A dependência varia conforme o vício e sua frequência de consumo. Uma das áreas mais afetadas de um dependente químico é a psicológica, ela é alterando bruscamente a sua maneira de viver e a interação que essa pessoas tem com a sociedade. Vale ressaltar que a dependência química é considerada uma doença crônica, causada pela necessidade psicológica da pessoa de buscar o prazer e evitar assim, a má sensação causada pela abstinência.
O tratamento para dependentes químicos, sempre que possível, deve ser realizado com o consentimento e vontade do dependente. Isso porque o desejo de se repurar pode fazer toda a diferença em relação ao tempo de internação. Porém, há alguns casos em que a pessoa dependente pode ser levado a um tratamento involuntário, ou seja, pode ser obrigado a se tratar para conseguir abandonar o vício. Pois nesses casos, a dependência é tão grande que a conscientização da necessidade de um tratamento não existe, a pessoa acha que consegue ter controle sobre seu vício. O tratamento involuntário é um procedimento seguro e feito por pessoas especializadas.
A decisão dos responsáveis, familiares, em obrigar ao tratamento, normalmente é fundamental para que o dependente químico ou possa sair da situação em que se encontra e, assim, consiga voltar a viver em com a família e os amigos e conviver normalmente, novamente, em sociedade. O tratamento involuntário é realizado quando a família, ou pessoas próximas, consegue identificar o usuário em um nível de dependência muito elevado e já não consegue responder por seus atos. te que o nível da dependência esteja em um grau muito elevado. Normalmente, com o passar do tempo, este nível de dependência apenas tende a aumentar, colocando em risco a vida do dependente e de todos que vivem a sua volta, principalmente se levarmos em conta que um dependente, quando dominado pelo vício e em uso da substância, não consegue dar um basta no consumo e, em sua maioria, perde o controle de seus atos, noções de realidade, da moralidade ou regras sociais. Desse modo, esse tipo de tratamento acaba sedo necessário e correto para impedir que as drogas até acabem com a vida dessa pessoa. Afinal, estamos falando de uma doença, e assim, a pessoa não tem controle sobre ela.