Você já ouviu falar em Terapia Cognitiva Comportamental? Ela é uma proposta desenvolvida para se tratar ansiedade e depressão e outros distúrbios psicológicos, em si estamos falando de corrigir pensamentos e comportamentos distorcidos.
Trata-se da reunião de técnicas terapêuticas para alterar os padrões do pensamento, a estrutura é fundada em apresentar eficácia por meio de estudos realizados em pessoas, e comprovadas por testes.
A Terapia Cognitivo-Comportamental faz com que o pensamento tenha uma outra vertente, ou seja, reinterpreta as emoções negativas , voltando – as a analise da situação e retorno do pensamento positivo. Ou seja, seu principio é que a situação não é determinante , sendo assim, não determinam as emoções, o comportamento e as atitudes de uma pessoa. Portanto, ela força o individuo a reinterpretar essas sensações.
Terapia Cognitiva procurar buscar a reestruturação do pensamento a partir de um conceito de cognição do paciente e do que lhe aflige, no caso os pensamentos. Desse modo, a reestruturação cognitiva está se referindo a reformulação do conceito do que o indiviudo possui por meio da interferência clinica, que no caso, usando o questionamento da linha socrático, com o intuito de desafiar as crenças do paciente. Que a essa altura podem estar distorcidas ou até mesmo sendo maléficas para sua saúde mental.
De modo geral, estamos falando que a terapia cognitivo comportamental é um tratamento eficiente para problemas que afetam o emocional e o comportamento de algumas pessoas.
A técnica
Ela consiste em se focar em como as pessoas pensam e agem, fazendo-as como que consigam superar seus problemas. Desse modo, a terapia dispõe de ferramentas para o processo de superação de problemas emocionais, além de acreditar na possibilidade de mudanças por meio do próprio pensamento sobre o que aconteceu e, assim, fazê-lo construir novas ideias.
É por meio dessa terapia que se chegou a seguinte conclusão, de que algumas ações que as pessoas realizam para poderem lidar com seus problemas emocionais, talvez estejam fazendo com que atrapalhe ainda mais o cotidiano do paciente.
Outro problema que pode ser resolvido neste tipo de psicoterapia é a dificuldade do controle de raiva. Mas também há a possibilidade de se tratar a síndrome da fadiga, dor crônica fobias de todas as formas, etc.
Durante o tratamento, o profissional acompanha e destaca os mais variados significados que o paciente dá a fatos e as respostas emocionais que acabaram surgindo nesses .