A dependência química pode provoca vários desvios de comportamento e até mesmo danos à saúde do dependente, é visível o vicio nessas pessoas, algumas delas acabaram com problemas psicológicos irreversíveis pelo uso continuo do entorpecente.
Dentre os sintomas da dependência de drogas, o mais comum, e que determina a necessidade de parar com o uso e até mesmo uma intervenção médica, internação em clínica , é exatamente, a não aceitação da necessidade do tratamento. O dependente se recusa a qualquer sugestão de tratamento, por estar sobre os efeitos da dependência física e psicológica dessas substâncias.
Esses sintomas em alguns casos são mais acentuados, já em outros mais sutil, depende muito do tipo de droga que era utilizada e da recuperação do paciente.
Alguns sintomas são:
• A falta de Interesse, seja pelo trabalho, por atividades rotineiras, pelo parceiro e família,
• trocar o dia pela noite, mudanças de hábitos, como também passar longos períodos fora de casa, não se alimentar e o isolamento
• Agressividade sem motivo aparente, impaciência, mau humor
Os sintomas de quem usam drogas são:
Se no início do uso das drogas o dependente químico consegue uma saciedade com uma certa quantidade, mas depois de uma certo tempo essa quantidade já não é o bastante, são necessários duas doses ou uma quantidade maior para ter o mesmo efeito. Assim podemos o usuário de drogas está desenvolvendo tolerância as drogas, e aumentando seu uso gradativamente.
A partir desta fase o dependente químico precisa aumentar cada vez mais a quantidade para ter o mesmo resultado que antes, e oimportante a ser entendido é uqe e não é o efeito que a droga causa no organismo no sentido de entorpecer, mas sim a tolerância que o dependente químico vai adquirindo com o tempo prolongado do uso das drogas, e a perda do efeito da droga no organismo, isto faz com que o dependente químico tenha um aumento no uso da droga assustador. A tolerância esta antes da dependência, isto significa que indícios de tolerância não determinam dependência. Desse modo a medida que a tolerância a essa droga aumenta a dependência vai ficando mais evidente. Estes fatores são simultâneos e assim determinamos que a pessoa se tornou, dependente das drogas quando ela não tem mais forças para interromper o uso por vontade própria.