A dependência química é mais do que uma simples condição que pode ser tratada somente com a descontinuidade do uso da substância em questão. É considerada uma doença e que traz muitos prejuízos para o corpo e para a mente de quem sofre.
Por isso, o tratamento da dependência química é algo complexo e intenso, que leva o tempo necessário para que o paciente possa se dar conta de sua condição e mudar comportamentos e pensamentos para toda a vida. Afinal, não é raro dependentes químicos se tratarem em clínicas e acabarem caindo novamente no mesmo problema por não ter passado por um tratamento completo e que mude sua forma de olhar para si mesmo e para o mundo.
Neste sentido, é que há uma imensa importância da psicoterapia em grupo no processo terapêutico. As terapias utilizadas em grupo, têm se mostrado como ferramentas importantes para o tratamento, principalmente no que se refere a uma maior compreensão de si mesmo, aceitação do problema e como um excelente mecanismo de transformação comportamental e de pensamento.
Ao dividir as experiências vividas com outros e ouvir o que pessoas diferentes também já vivenciaram devido à dependência química, o paciente se sente tão importante para sociedade quanto qualquer outro. Ele se permite sair da condição de vítima ou até de julgador de si mesmo para se visualizar como um agente responsável pela própria felicidade.
Além disso, a criação de um ambiente acolhedor e compreensivo permite que o paciente exponha seus medos, anseios, desejos de forma mais clara e mais verdadeira, inclusive consigo mesmo. Assim, ele passa a se conhecer melhor e perceber os motivos pelos quais estava tomando atitudes destrutivas contra sua própria vida.
A importância da psicoterapia em grupo no processo terapêutico ainda vai além, já que possibilita que o paciente perceba que não está sozinho lutando contra um problema. E a empatia e a compaixão, são importantes fatores para que ele se perceba como um agente também transformador na vida de outras pessoas, deixando a angústia e o isolamento no passado.
Sentir-se parte de algo maior e se perceber como um membro importante do grupo é uma das formas mais eficazes de garantir uma socialização melhor ao se livrar totalmente do problema da dependência química.