A depressão é considerada junto “o mal do século” por muitos especialistas. Milhões de pessoas têm enfrentado esse problema. Entretanto, o que muitas pessoas ainda não sabem é que existem vários tipos de depressão, por isso vamos conhecer um pouco sobre um tipo dela, que é a depressão com sintomas psicóticos ou, como é chamada por alguns depressão psicótica.
O que é depressão com sintomas psicóticos?
É importante definir o que significa esse termo, pos a palavra “psicótico” pode assustar num primeiro momento aqueles que não conhecem esta doença. É importante entender isso porque algumas pesquisas demonstram que cerca de 15% dos casos de depressão são do tipo psicótica.
Podemos definir a depressão com sintomas psicóticos como uma doença cíclica, isso significa que a a pessoa que sofre com essa doença tem crises mais sérias e no intervalo dessas crises ela sofre com sintomas psicóticos, que são em sua maioria questões de humor, mania de perseguição opu sintomas que se aproximam do que se conhece popularmente como delírio.
Quais são as causas dessa doença?
Os estudiosos apontam várias causas possíveis para o surgimento dessa doença, entretanto há uma concordância geral de que ela envolve pelo menos três fatores: o biológico, que está ligado a questões de produção hormonal alterada, o fator hereditário, que é quando o indivíduo já possui na família histórico de doenças semelhantes e o fator de ambiente, que envolve a rotina diária do indivíduo. Em suma, a combinação de dois destes fatores pode levar ao surgimento da doença.
Quais são os sintomas e como é feito o diagnóstico?
É muito importante identificar os sintomas da depressão com sintomas psicóticos, porque como em todos os casos de depressão, quanto mais rápido for o diagnóstico mais rápido acontecerá o tratamento. É muito importante estar atento às pessoas que são mais próximas de você porque muitos que sofrem dessa doença não conversam sobre isso, ou quando fazem isso a doença já está em níveis mais avançados.
Entre os sintomas mais comuns da depressão psicótica estão: a) baixa autoestima; b) humor alterado (geralmente triste); c) Problemas de concentração d) Pensamentos suicidas; e) Problemas com o sono; f) Desinteresse geral por qualquer coisa ou assunto; g) Falta de apetite; h) em casos mais graves, delírios ou alucinações.
Se esses ou outros sintomas semelhantes forem percebidos, é muito importante procurar um médico. Ele fará um levantamento para saber se há algum tipo de histórico familiar. Dependendo do caso, é necessária a avaliação de mais de um profissional da saúde.
Como funciona o tratamento?
Uma vez diagnosticada a depressão com sintomas psicóticos, o tratamento irá depender do estágio da doença em que a pessoa se encontra. O profissional da saúde irá avaliar também a necessidade do uso da medicação ou se será feito o tratamento apenas por meio da terapia.
É muito importante durante o tratamento que a pessoa que sofre desse mal seja apoiado por parentes e amigos. Muitas vezes é o próprio ambiente familiar que adoece as pessoas e algumas mudanças na maneira de lidar com o depressivo(a) podem ser fundamentais na sua recuperação.