Como se livrar da dependência química ? A dependência química é uma doença que tem afetado inúmeras pessoas ao redor do mundo. Só no Brasil estima-se que cerca de 35 milhões de pessoas sofrem com transtornos decorrente do uso de drogas e apenas uma em cada sete pessoas recebe tratamento, segundo dados levantados pelo Relatório Mundial de Drogas em 2019. Dado alarmante para um país que possui leis de proibição para o uso de certas drogas.
Muitas são as pessoas que sofrem desse vício e desejam saber como se livrar da dependência química de uma vez por todas. Afinal, o vício afeta não só a própria saúde do indivíduo como também todas as relações sociais que ele possui. Aos poucos, a dependência química vai matando toda a sua saúde emocional, família, amigos, dinheiro e até mesmo a própria vontade de viver.
Mas não se preocupe. Se você quer saber como se livrar da dependência química, neste artigo você receberá três dicas fundamentais para viver de uma forma leve, feliz e equilibrada. Veja cada orientação com bastante atenção e não hesite em procurar ajuda. A dependência química é um mal que afeta fortemente a vida do indivíduo, mas existe cura.
1.Procure tratamento médico
Para saber como se livrar da dependência química é preciso entender que, ela é uma doença que se caracteriza pela falta de controle do uso de drogas. Geralmente se inicia com o uso recreativo de forma gradual cujos motivos para o uso são inúmeros. De pouco a pouco, quando menos se espera, lá está o indivíduo preso na dependência química sem qualquer perspectiva de cura e forças para se livrar do vício.
Sendo uma doença, a dependência química precisa ser tratada por especialistas na área. Hoje, podemos encontrar vários serviços que oferecem tratamento para a pessoa se livrar do vício. Um dos principais serviços são as clínicas de reabilitação e os Centros de Assistência Psicossocial destinados ao tratamento de álcool e outras drogas.
Nestes serviços você vai encontrar médicos psiquiatras que irão atuar no controle do uso das substâncias através de medicações. Esses remédios vão agir no organismo que foi afetado pelas drogas. Essas substâncias vão modificar o circuito cerebral do organismo para que o corpo se livre das substâncias químicas e assim o indivíduo não sinta a necessidade de usar as drogas.
2.Procure atendimento psicológico
Para saber como se livrar da dependência química é preciso investigar as razões que levam o indivíduo ao consumo dessas substâncias. Aspectos emocionais, sociais, culturais, econômicos e outros influenciam diretamente na motivação do uso de drogas. Alguns se descontrolam por conta de problemas financeiros. Outros seguem apenas a realidade que já estão inseridos. E há ainda aqueles que começaram apenas por diversão e sem se darem conta, se tornaram dependentes dessas drogas.
Por isso, para saber como se livrar da dependência química é preciso da ajuda de um Psicólogo. Ele vai agir na raiz do problema auxiliando o dependente químico a descobrir os motivos que o levaram a consumir essas substâncias. Entendendo as próprias razões, o indivíduo poderá procurar outras soluções para resolver seus problemas sem ser pelo caminho das drogas.
Além disso, o dependente químico sabe da situação em que ele se encontra e por vezes até sabe como se livrar do vício. Ele sabe que essa situação afeta várias áreas de sua vida e destroem todos os seus laços sociais. Porém, o que ele não quer é que repitam tudo o que ele já sabe. Neste momento, o dependente químico precisa de uma escuta compreensiva. Precisa de uma pessoa que queira entendê-lo e escutá-lo sem julgamentos ou críticas.
3.Peça ajuda de pessoas que gostam de você
Para saber como se livrar da dependência química é fundamental que você considere a importância da família dentro de um tratamento médico ou psicológico. Desde que, claro, essa família seja harmoniosa e unida. Caso contrário, a família mais irá atrapalhar o tratamento do que ajudar. Sendo assim, neste caso o mais indicado é que você procure pessoas que queiram o seu bem e queiram te ajudar a como se livrar do vício.
Se abra com essa pessoa, não tenha medo de expor suas fraquezas e peça que ela te acompanhe nesta jornada de cura. Durante o tratamento é natural que o dependente químico tenha uma recaída. São exatamente nesses momentos que o seu amigo (a), namorado (a), filho (a), pai, mãe, tio (a), primo(a), entre outros, fará total diferença para dar força na continuação do tratamento. Acredite, existe cura para se livrar da dependência química, basta querer.